segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Geração Y: A nova forma de gerir negócios

Desligados, egoístas, irresponsáveis, esses são alguns dos adjetivos já usados para descrever os jovens da geração Y. Porém, essa idéia está mudando. Eles já não aceitam as restrições de uma sociedade rígida. Preocupam-se com o meio ambiente, ética, bem-estar pessoal e responsabilidade. Dessa forma, surge uma nova forma de fazer negócios.

Dedicam-se a atividades que gostam, são ligados aos avanços tecnológicos e comunicam-se bem. Esses são alguns dos fatores que fazem dessa geração grandes empreendedores. Pois, com sua criatividade e versatilidade surpreendem o mundo trazendo formas diferentes de solucionar problemas. A seguir as principais características dos empreendedores da geração Y

Afinidade com a tecnologia. Devida sua facilidade em assimilar os novos recursos tecnológicos consegue usá-los a seu favor. São exemplos uso de redes sociais para divulgação de produtos e serviços. Ou promoção pessoal. Casos de sucessos são conhecidos como o criador do site Buscapé Romero Rodrigues, que depois de criar um site de buscas de preços de grande sucesso na América Latina o vendeu por mais de US$ 300 milhões.
Redução da hierarquia e aumento da colaboração. Com isso, o poder de cooperativismo aumenta. A troca de informações é facilitada e estimulada. Um exemplo interessante é a enciclopédia virtual Wikipédia, que apesar das inúmeras críticas tem participação de milhões de usuários da rede. As informações de uma pessoa são compartilhadas com o mundo todo. Assim como, acontece no twitter em que são enviadas mensagens curtas de uma pessoa para todos seus seguidores.
Inovação. Talvez, seja a característica mais marcante dessa geração. São extremamente curiosos e recorrem aos meios mais diferentes de resolver situações diversas. Permitem-se criar.
Imediatistas, não compreendem a forma padrão da vida, tudo deve ser resolvido e executado o mais rápido possível. São acostumados a fazer várias coisas ao mesmo tempo.
Ideia global para um nicho específico. Com uma visão ampliada da atuação nos negócios eles focam num público bem específico, que pode estar em qualquer parte do mundo, falar qualquer idioma, mas divide as mesmas aspirações. Tudo isso é possível com a evolução das telecomunicações, em especial a internet.
A atenção com o meio-ambiente é cada vez mais presente nos ideais desse grupo (geração Y) mesmo que numa manifestação silenciosa.

Fonte: http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI82434-17171,00-GERACAO+Y.html
revistagalileu.globo.com/Revista/Galileu/0,,EDG87165-7943-219,00-GERACAO+Y.html
http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI81741-17152,00-COMO+A+GERACAO+Y+ESTA+REINVENTANDO+O+JEITO+DE+FAZER+NEGOCIOS.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário